37 respostas em “Enquete – Programa Professor Digital

  1. Não sei porque tudo que é relacionado com o magistério tem que ser tão dificil.E a única vez que este governo tenta fazer algo pelos professores acontece uma chatice dessas!!!!!!

    • Oi, André Augusto!

      É verdade, mas o Banrisul publicou o edital no site do banco, se não me falha a memória, numa segunda-feira, houve a grita da comunidade do software livre e alguns organismos sociais reagiram. Numa quarta ou quinta-feira o link foi removido. Tudo ficou quieto, pois não havia mais a prova material do edital. O Banrisul em conjunto com a empresa vencedora do edital organizaram a maior operação de logística já vista no RS. Num feriado prolongado, que não me recordo qual, na sexta-feira, logo após encerrar o expediente, em todas as cidades mais expressivas, caminhões encostaram na frente das agências e descarregaram os novos equipamentos. O pessoal técnico trabalhou incansavelmente durante todo o feriadão, para que no primeiro dia útil, ao abrir as agências tudo já estivesse montado e funcionando. E assim foi feito.
      Quando tentaram a mobilização para constestar o edital, nada mais podia ser feito, pois já estava instalado e funcionando. Só que, a partir de então, começaram os problemas de desvios virtuais de valores.
      Situação que antes era mínima ou inexistente.
      Isso foi o que aconteceu.

      • Daniel, vários bancos utilizam a plataforma linux. Isso significa que seus clientes estão completamente seguros contra uma invasão virtual? Como o banco acaba arcando com o ônus do desvio, por que eles deixariam de utilizar um software 100% seguro?

    • Não há relação entre o fato que alegas e a ação da Associação de Softwarw Livre contra o Programa Professor Digital. Está travado porque foi ao Tribunal de Justiça que vai julgar sobre a legalidade do mesmo.

  2. Angela, permita-me ocupar esse espaço para referendar minha posição. O argumento “quente” é esse mesmo: nenhum governo pode fazer uma licitação antes que o projeto que dá origem a ela seja apreciado e aprovado.

    Eu li o processo que interrompeu o projeto. E você?

    • André, no primeiro post sobre o Programa Professor Digital levanto a possibilidade de ter ocorrido falha ou erro na licitação. Se o projeto não havia sido apreciado e aprovado, o que não deixa de ser uma falha, em minhas pesquisas, que não foram poucas, nada encontrei que confirmasse essa hipótese. Não sou irresponsável para afirmar algo que não tenho meios de provar. Os meios de comunicação não noticiavam nada e comecei a escrever a partir de parcos dados que fui colhendo.

  3. Olá!!

    Tenho acompanhado o blog em busca de notícias sobre o notebook do professor digital.

    Procurei por toda a internet e ainda nao descobri o que significa esse
    10/03/2010 DISPONIBIL NE 0018 DJ 4293 11/03/10, PUBLIC CONSIDERADA EM 12/03/10-2

    Vc tem alguma novidade ou sabe qual o próximo passo do processo?

    Abraço!

  4. Cleucima- 16 de março de 2010
    Angela , Me escrevi no programa professor digital , mas se vier software livre , não quero o nootbuk. Já assinei o contrato , posso disistir?

    • Cleucimar, em princípio se houver nova licitação, deve ocorrer um novo processo, no qual os contratos teriam que ser refeitos, já que o equipamento ofertado poderia ser diferente, no caso com software livre, que reduziria o custo. Legalmente, acho que ninguém pode ser obrigado a comprar um produto diferente daquele que pretendia adquirir.

      • Rodrigo, poderias ter averiguado quem postou o comentário antes de enviar tua crítica.
        Além disso, a tua mensagem também apresenta falhas, se for analisada nas regras da língua portuguesa.

      • Caro Rodrigo, nao entendi o porquê da crítica ao colega, não sou professor de português mas assim como existe vestuário apropriado para algumas ocasiões, existem formas de expressão permitidas em diferentes ambientes, creio que nesse ambiente, sendo um blog, não exista a necessidade da escrita correta, inclusive acho que o uso gírias e abreviações é de comum aceito pelos frequentadores desse blog.

    • Rafael, parece ser o registro de entrada da documentação solicitada pelo juiz, para ser entregue em cinco dias pela Associação. Agora ela será analisada.

  5. PARABENS ANGELA POR SUA INICIATIVA, VAMOS VIGIAR DE PERTO ESTA PALHAÇADA !!! EMBORA O GOVERNO TENHA SIDO DESCUIDADO A IDÉIA É ÓTIMA TANTO Q TEVE UMA GRANDE ADESÃO. SERIA INJUSTO É PERDERMOS A OPORTUNIDADE DE ADQUIRIR EQUIPAMENTOS COM DESCONTOS E PARCELADOS SEM JUROS E AINDA POR CIMA CO WINDOWS E OFFICE ORIGINAIS !!!! QUE QUISER QUE INSTALE LINUX E BROFFICE NO SEU DEIXA NOS TEMOS NOSSO NOTEBOOK COM WINDOWS… HEHEEHEH
    UM ABRAÇO E NOVAMENTE PARABENS… OBRIGADO !!!

  6. Obrigado sempre pelas notícias Angela.

    O que me entristece é essa justiça no país, não consigo entender pra que tanta “amolação”, o juiz poderia convocar todos e resolver isso tudo no mesmo dia.

  7. Complementando o comentário 1 do link (https://amaieski.wordpress.com/2010/03/26/programa-professor-digital-%e2%80%93-possiveis-desdobramentos/#comment-121) referente ao linux: De fato qualquer versão do Linux é gratuita e a inclusão do mesmo nos equipamentos não haveria impacto nos preços desprezando aqui a mão de obra especializada para tal configuração; Porém se houvesse a opção de um mesmo equipamento vir somente com Linux ou somente com Windows haveria sim uma diferança de preço significativa, sou a favor de que o cliente (professor) pudesse optar pelo sistema da microsoft ou não, pois o mesmo é pago e esse valor está sim incluido no preço do equipamento. Acredito que tal motivo não deveria ser motivo para suspensão, pois caso o cliente queira Linux ele poderá instala-lo após a aquisição de seu notebook sem custo adicional, enfim entendo que falta um pouco de “paticidade” a justiça brasileira.

  8. Olha isso, li o edital e consta na parte de requisitos mínimos exigidos:

    Sistema operacional MS Windows 7 Home Basic PPP em português do
    Brasil pré-instalado ou superior.
    O software deverá estar acompanhado de Atestado de Autenticidade
    emitido pelo fabricante.

    Será que vai acontecer tudo denovo?

    • Rafael, pelo que entendi através do acompanhamento do processo, essa foi um exigência do colegiado que julgou a liminar. Assim a licitação foi modificada para oferecer os equipamentos com os dois softwares. Os professores poderão escolher aquele que julgarem mais adequado.

  9. Oi Angela, encontrei um link com as configs dos novos notebooks oferecidos.

    http://intranet.omnicomputer.com.br/noticias.htm

    Em minha opinião os notebooks melhoraram, agora está sendo oferecido um notebook com o processador corei3 que é uma nova geração de processadores da intel, embora seja a versão “baixo custo” ele ainda é superior ao dual-core oferecido antes. A nova geração de dual core era o core2duo e como está sendo oferecido o corei3 podemos dizer que pulamos 2 gerações.

    A memória ram ainda continua sendo ddr3 de 2gb que era a melhor opção entre os 3 notes, cabe dizer que para o usuário que o note está sendo oferecido, 2gb de ram é mais que o suficiente.

    Continuamos com nosso hd de 320gb o qual com certeza 99% dos professores não sentirão falta de espaço. A não ser que se começe a baixar filmes em HD que ocupam cerca de 5gb cada um, mesmo assim, o notebook não é oferecido para este perfil de usuário.

    A diferença no tamanho da tela tem seus prós e contras, uma tela de 14 polegadas resulta em um notebook menor, mais portátil e de maior autonomia, visto que a bateria continua sendo de 6 células.

    A placa de vídeo, aparentemente é a mesma, essa placa de vídeo tem uma boa performance para o usuário comum e pode até rodar filmes em 1080p que é a resolução full-hd.

    Temos como vantagem no novo notebook a webcam de 1.3mp que na versão da lenovo era 0.3mp. Em compensação não temos bluetooth no novo note.

    A placa de rede continua dando suporte apenas a tecnologia 802.11 b/g. Não estava especificado isso no da lenovo, mas ele era b/g também. O padrão N é um novo padrão que tem uma maior qualidade e um maior alcance… neste pontos os notebooks ficam iguais. Vale salientar que antigamente o note da itautec oferecia o padrão N.

    Uma grande desvantagem em minha opinião é a falta de uma saída HDMI que o notebook lenovo oferecia e o CCE não oferece. Esta saída serve para vc ligar a saída de vídeo a uma televisão, o que permite passar audio e vídeo em alta resolução usando apenas um cabo. Nada demais, podemos ter isto ainda, porém usando um cabo VGA normal e um cabo de som.

    Em minha opinião, os novos notebooks oferecidos se não estão páreo a páreo com os outros estão melhores. Em configuração e preço.

    A única diferença entre o modelo GT23B e GT23L é que o GT23L vem com linux, enquanto o GT23B vem com windows 7 home basic.

    Cabe agora ver os resultados de que porcentagem de professores vão optar pelo sistema livre por causa do preço, mesmo assim, acredito que no mínimo 80% do pessoal que adquirir o note com sistema LINUX irá instalar um windows pirata.

    Espero ter ajudado um pouco, e me corrijam se escrevi algo errado.

    Abraços!

    • Complementando a descrição do colega Rafael:

      – O modelo ganho não possui bluetooh
      – Referente ao processador que antes era o t4300 que esta na posição 79 no ranking na lista entre os melhores processadores portáteis, o i3 (330M) atual está na posição 45 – uma evolução bastante siginifcativa – além de mais rápido possui um consumo menor de energia aumentando assim a autonomia da bateria.

      Em resumo, em desempenho temos uma máquina superior com preço inferior.

      Todas outras características já foram muito bem descritas pelo Rafael.

      Importante: Acredito que exista saida HDMI pois analisando a foto publicada, ao lado da saida de video há uma saida que parece uma USB mas as 3 USB informadas estão todas do outro lado do note.

      • E o windows Home Basic ? Antes era Windows 7 com Office 2007 Pro Plus e me parece que ele oferece mais opções…

  10. Alguém saberia informar se existe alguma agência Banrisul que já esteja realizando o novo cadastro? já fui em 2 agências e desconhecem completamente a evoluçao do programa….

    • Alexandre, pesquisei na Internet e não encontrei uma data específica. A única data que encontrei foi 28/04 que corresponde ao resultado da licitação. Tentem enviar e-mails para os jornais, que os jornalistas têm outras fontes, vou tentar este caminho e se conseguir alguma informação repasso.

  11. Dia 10 de maio já dá pra fazer o pedido.

    Engraçado, manteram os outros notes, mas o note da CCE é melhor de lavada que os outros.

    Me informei no site da CCE e ele usa o chipset mais avançado entre todas as outras opções, o pior notebook é o Compac que traz o pior processador de todos além de memória ddr2.

  12. Informação importante: Caso o pessoal vá colocar windows pirata nos notes bom linux… o aparelho vai perder a garantia que é de 2 anos.

    Acredito que por 8 reais mensais (no caso da compra em 24x) não vai sair tão pesado no bolso a escolha pelo software windows e office.

    Não esqueçam que mesmo comprando o note com windows e office, ainda assim o preço está bem abaixo do mercado, mais ainda no caso da compra do modelo CCE que é o que apresenta o melhor desempenho entre todos os notebooks!

    • Rafael
      Entrei na página da empresa que escolhi e tive que procurar até encontrar o local para enviar a mensagem. Assim tenho o registro da resposta, o que não acontece se ligo direto via 0800. A empresa me passou o telefone e e-mail da empresa parceira resposável em Porto Alegre, fiz contato e obtive a confirmação que o relatório de adesão enviado pelo Banrisul está com o endereço antigo. Vou no Banrisul daqui a pouco tentar resolver o problema.

  13. Comprei um notebook em meados de maio pelo programa, no Banrisul e até agora não recebi. Telefonei 2 vezes e obtive a informação de chegaria depois de 20/08, em até 10 dias. Aguardo uma solução.

    • M. Amália, já entraste em contato com a agência Banrisul na qual tens conta? As empresas tinham 60 dias para efetuar a entrega e no teu caso, já são 90 dias. Qual a marca do notebook que escolheste? Por acaso mudaste de endereço nos útimos anos? Se me enviares essas informações posso tentar descobrir onde está o problema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s