Dicas para elaborar currículo

Currículo – o que não é permitido colocar ou utilizar:

Filiação

Fotos

Informações como o nome e idade dos filhos

Números ou cópias  de documentos

Cursos em excesso ou cursos fora do perfil profissional

Linguagem confusa ou rebuscada

Descrições muito detalhadas

Motivo da saída do emprego anterior

Assinatura

Um endereço de e-mail com apelidos tipo tigrinho, fofucha, etc. Crie um endereço com nome simples como:  ana_aa_silva@….

Escrever em folha de caderno

Usar caneta ou tinta vermelha, rosa, verde, etc.

Colocar figurinhas ou desenhos

Corretivos ou rasuras

Letra iliegível, fonte rebuscada ou caixa alta

Erros de português

Informações falsas

Escrita informal ou abreviações

O que deve constar no currículo:

Currículo

Dados pessoais basta colocar nome; idade; estado civil; endereço residencial; telefone convencional, celular e e-mail. Exemplo: Maria da Silva – Rua das Flores nº 33 – Bairro Primavera – Novo Hamburgo – 00000000 – 00000000 – 00@000

Não é necessário preceder com – Nome: endereço residencial: celular:…

Observação: Muitas pessoas hoje são autores de blogs e colocar o endereço de um blog pessoal não é um problema, mas pode se transformar em um. Se o blog está relacionado a área na qual se pretende atuar, vai contribuir, mas se nele constam artigos mal redigidos, palavras de baixo calão, ofensas genéricas, links para sites duvidosos… é melhor que a informação não conste. Lembre-se também que no mundo cibernético é fácil rastrear uma pessoa e conhecer suas opiniões e interesses.

Objetivo (ou Área de interesse): muito cuidado com esse item. Ele se refere ao cargo que se pretende ocupar. Exemplo: auxiliar administrativo, vendedor, professor de currículo, etc. Seu objetivo ou área de interesse está relacionado tanto à oferta da vaga quanto a sua formação e /ou experiência.

Resumo: Faça um breve resumo de sua experiência, competências ou habilidades. Caso seja seu primeiro emprego, coloque apenas que é uma pessoa responsável, dedicada e que possui interesse em aprender e desenvolver suas habilidades em determinada área. É possível acrescentar algum conhecimento extracurricular, caso a pessoa tenha domínio do Word, Power Point, Photoshop, etc. a informação pode ser incluída sem problemas e também pode constar na carta de apresentação.

Formação acadêmica ou escolaridade: nome da entidade de ensino, ano da conclusão (se ainda estiver estudando ou for recém-formado), nome do curso (quando for o caso). Exemplo: Escola D. Pedro II – 8ª série (em curso) – Conclusão prevista: dez/ 2010.

Não é necessário colocar o nome da escola onde cursou o ensino fundamental se já concluiu o ensino médio e nem dessa, se a pessoa já está ou se graduou na universidade. A exceção se aplica no caso de ensino médio técnico. Ninguém entra no ensino médio sem concluir o fundamental ou na universidade sem concluir o médio.

Experiência profissional: quando houver, deve constar o último emprego (ou o atual no caso de estar empregado) e dois anteriores a este. A exceção ocorre quando um emprego mais antigo está relacionado a função pretendida.

Idiomas: nível de conhecimento para com a língua informada – basta colocar básico (se tem algum conhecimentos), intermediário ou avançado (para quem tem, por exemplo,  fluência em inglês).

Cursos extracurriculares e Certificações profissionais: nome da entidade de ensino, ano da conclusão, nome do curso ou certificação conquistada, assim como as informações que achar necessária. Caso tenha participado de projetos importantes, na escola, em algum emprego ou estágio, isso pode ser informado.

Pretensão Salarial: Se não houver uma solicitação expressa nesse sentido, suprima o item ou coloque “a combinar”, entretanto, se a empresa solicitou expressamente que esse item fosse preenchido, coloque o valor aproximado que pretende receber. Antes de enviar o currículo, faça uma pesquisa da média salarial que as empresas costumam pagar para a função.

Não anexe ao Currículo: fotos ou copias de documentos e/ou certificados a não ser em caso de solicitação expressa. No início, ao lado dos dados profissionais pode ser colocada uma foto com fundo neutro. Muito cuidado com o aspecto geral, roupa, cabelos, maquiagem, brincos, etc. devem ser discretos. Rapazes devem dispensar o boné e preferencialmente usar uma camisa de gola pólo. Jamais coloque uma foto da balada, praia, etc. ou de corpo inteiro. A exceção ocorre quando há uma exigência nesse sentido. Exemplo: a vaga oferecida é para modelo e há uma solicitação para enviar o currículo acompanhado de uma foto de corpo inteiro.

Carta de Apresentação: deve ser clara e objetiva. Informe o essencial, destaque se houver algum curso relacionado à função para a qual está se candidatando. Reveja o item “Resumo” e redija sua carta de acordo.

Pesquise alguns dados sobre a empresa antes da entrevista, visite o site para saber o ramo da empresa, produtos ou serviços que oferece, para não “cair de pára-quedas”. Isso demonstrará o interesse do candidato e será mais fácil estabelecer uma conversa com o entrevistador.

6 respostas em “Dicas para elaborar currículo

  1. quero me candidatar pra professor de inglês em escolas de idiomas,devo enviar o curriculo em inglês ou em português?e nas considerações finais eu coloco oque?

    • Abraão, podes enviar o currículo em português, mas seria interessante enviar uma carta de apresentação em inglês expondo a tua experiência em sala de aula ou se for o caso, em viagem de estudo ou turismo para país de língua inglesa. Assim não precisas de considerações finais. Abraço

    • Bruno, depende da situação, pois alguns cursos podem prescindir da formação do ensino médio, como por exemplo cursos de informática, que nem sempre o exigem. Se for um curso no qual conste a exigência, não seria necessário, mas podes colocar o ensino médio, pois as empresas nem sempre sabem a diferença.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s