O que é que a Bahia tem?

Elevador Lacerda

Elevador Lacerda
Foto: Mariane Maieski

Viajar é sempre uma experiência, se for boa, fica o gostinho de “quero mais”.  Salvador é uma cidade enorme, com um litoral belíssimo, mas impossível de explorar em um final de semana prolongado, portanto, é necessário selecionar os locais e percorrer uma boa quilometragem para explorar uma pequena parte do muito que há para ver.

Com as atuais promoções das empresas áreas tornou-se atrativo e barato viajar de avião, desde que se programe com meses de antecedência e que a data não coincida com a alta temporada, a qual também tem reflexos nas diárias de hotéis e pousadas. A Internet é uma aliada na hora de escolher o local para se hospedar, pois permite saber quais os locais são mais apropriados para cada perfil de turista.

São inúmeras praias, todas lindas, algumas não tão limpas, outras não tão próximas, se bem que proximidade é algo relativo.  A praia do Flamengo foi uma escolha perfeita. Linda, tranquila e diferente a cada período do dia. Quando baixa a maré, inúmeras piscinas se formam. Nadar ao lado de peixes, encontrar ouriços, sentar sob a sombra de palmeiras ou banhar-se nas cristalinas e mornas águas torna-se uma experiência relaxante.

Outra maravilhosa experiência é o povo baiano. Utilizando as linhas convencionais de ônibus, é possível testemunhar que passageiros, motoristas e cobradores superaram qualquer expectativa com sua simpatia, bom humor e gentileza. Avisam ao turista quando o local de destino se aproxima e ainda acrescentam informações úteis, seja sobre outras linhas, horários ou até locais nos quais de deve ir ou evitar em determinados horários.

A visita mais significativa foi ao local que conheci através de um livro didático, nos idos tempos. Nos primeiros anos da década de 60 a informação era obtida através de livros, apesar de que a Internet já estivesse em fase de germinação.  A imagem do elevador Lacerda ficou impressa e indelével na memória. É uma das raras, se não a única imagem de livro didático que lembro com nitidez assim como recordo ter pensando que gostaria de conhecer o local. Meio século após, a oportunidade e enfim, a viagem de alguns segundos fez o sonho ser real. Se por um lado o elevador é igual a qualquer outro, se bem que com capacidade bem maior, o conjunto da obra é deslumbrante.  Antônio de Lacerda e sua família foram pessoas a frente de seu tempo, deixando uma herança de valor incalculável.

Salvador do Pelourinho, de Jorge Amado e Zélia Gattai, do Olodum. do Mercado, das baianas que colorem as ruas… Salvador com suas inúmeras igrejas, suas ladeiras históricas, suas exposições de arte a céu aberto… Salvador com seu povo maravilhoso… é tudo isso que a Bahia tem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s