Concurso magistério – questões anuladas e troca de gabarito

No concurso anterior havia um edital com as alterações de gabarito e na edição de 2013 não há. Na última edição há o edital nas quais estão marcadas as questões anuladas, portanto, é fundamental comparar o gabarito anterior com o atual.

Por exemplo: 3.3 Química – 4 questões foram anuladas e em duas houve troca de gabarito, ou seja, 10% das questões estavam erradas.

Um novo edital com informações sobre a prova de títulos foi publicado em:

http://www.fdrh.rs.gov.br/upload/20130715112053edital_no_13__complementa_informacoes_para_a__prova_de_titulos.pdf

 

Anúncios

6 respostas em “Concurso magistério – questões anuladas e troca de gabarito

  1. Olá Angela. Uma pessoa me indicou teu Blog. Deixa eu te fazer uma pergunta; fiquei por 1 questão no módulo 1 e há 2 questoes sendo discutidas pelos professores que não foram anuladas. O que tu me recomenda fazer?

    • Fernanda, sempre há a possibilidade de recorrer ao judiciário, sobre o assunto coloquei um link em comentário anterior. Se os professores comprovarem o erro, podem tentar a própria FDRH, buscar ajuda nos meios de comunicação, apontando o erro e nesse caso seria interessante averiguar se alguém enviou recurso para essas questões. Se possível,me mantém informada. Obrigada

  2. Bom dia Angela. É a primeira vez que acesso seu blog. Preciso muito de sua ajuda.. se possível.
    Este segundo pedido de revisão é confuso e pelo que li acreditas que este não seja passível de anulação de questões e sim só revisão dos gabaritos ja divulgados.
    Veja o que diz o edital nº 11/2013:
    2.1. Os candidatos interessados poderão interpor pedido de revisão, referente aos resultados obtidos nas Provas Objetivas, conforme o previsto no item 09, do Edital de Concurso Público n.º 01/2013.
    2.4. O pedido de revisão deverá conter os dados abaixo, sendo preenchido conforme as orientações do Anexo 1 deste Edital:
    a) nome completo e número de inscrição do candidato;
    b) CRE, indicação da habilitação/curso (nº do concurso e nome da habilitação/curso);
    c) objeto do pedido de revisão, claramente especificado;
    d) exposição fundamentada a respeito dos problemas constatados.

    Veja Angela quando se refere aos interessados em pedir revisão se referindo ao item 09 edital 01/2013, da para entender que o procedimento é o mesmo.
    Eu enviei recurso na primeira etapa referente a esta questão e ela não foi anulada:Reelaborei e enviei novamente, e se não anulada penso em entrar com ação judicial pois pontuei 80,8 e faltou uma questão no modulo I, motivo de minha reprovação.
    Questão nº 22 de legislação
    Exsurge-se a presente impugnação em face da questão de número 22, aplicada ao concurso para o provimento do cargo de professor, do Magistério Público estadual, a qual segue abaixo transcrita:
    “Assinale a alternativa que contém órgão público ou entidade que integra a Administração direta na organização administrativa do estado do Rio Grande do Sul.
    a) Detran
    b) Ipergs
    c) Banrisul
    d) Daer
    e) Policia Civil”
    O gabarito oficial apresentado pela banca avaliadora apresentou a letra E, como sendo a assertiva correta, no que não há qualquer contestação a respeito, eis que efetivamente não há reparo a ser feito quanto á correção da questão.
    O que se contesta é o fato de o conteúdo tema da questão acima transcrita não estar contemplado no conteúdo programático trazido pelo edital de abertura do concurso.
    Como se percebe a partir de uma análise acurada acerca da questão a que ora se impugna, diz ela respeito sobre assuntos afetos à Administração Pública e Organização Administrativa, bem como exige conhecimentos acerca do Decreto-lei n. 200, de 1967 e das leis instituidoras dos órgãos e entidades descritos nas suas assertivas.
    Nenhum desses conteúdos estava contemplado no edital de abertura do concurso, fazendo com que a questão esteja em dissonância com o regulamento do certame e a eivando, pois, de ilegalidade.
    Pela nulidade de questão aplicada em concurso público em casos como o que ora se apresenta, segue precedente jurisprudencial, oriundo do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, segundo o qual:
    APELAÇÕES CÍVEIS. CONCURSO PÚBLICO. AGENTE FISCAL DO TESOURO DO ESTADO. EDITAL 01/2006. PEDIDO DE ANULAÇÃO DE QUESTÕES CONSTANTES DA PROVA OBJETIVA. – Ao Poder Judiciário não compete apreciar os critérios utilizados pela Banca Examinadora na formulação de questões e julgamento de recursos, mas, apenas, verificar a legalidade do Edital e seu fiel cumprimento. – Ilegalidade na elaboração da questão de nº 69, porquanto totalmente dissonante das matérias previstas no Edital. – No que refere à questão de nº 68, cediço que a existência de interpretação razoável do enunciado não enseja sua anulação, por se tratar de matéria de mérito administrativo. Precedente. NEGARAM PROVIMENTO ÀS APELAÇÕES. (Apelação Cível Nº 70044847739, Terceira Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Matilde Chabar Maia, Julgado em 04/04/2013)
    Evidencia-se, então, a ilegalidade da questão ora impugnada, razão pela qual deve ela ser devidamente anulada, ainda em sede administrativa. Termos em que pede deferimento.
    O que acha Angela??Vi que tem mais colegas que reprovaram por esta questão. Será que temos chance???

    • Camila, estás utilizando a argumentação do Prof. Giorgio Forgiarini, se não estou enganada. Há todo um procedimento previsto nos editais e a data de encaminhar os pedidos é um deles. Acho que deves enviar o pedido e se não me engano, há uma pessoa que comentou sobre essa questão. Não sou advogada, mas há muitos erros (veja comentário do Everaldo) que podem ser questionados.

  3. Olá Prof. Angela!
    Preciso de sua ajuda. Fiz o concurso Hab. 5.1 e mandei recurso da questão 9 de Português:TODOS OS VERBOS A SEGUIR SEGUEM O MESMO MODELO DE CONJUGAÇÃO DO VERBO “SEDIAR” EM…DO PAÍS QUE SEDIA A COPA, EXCEÇÃO DE:
    A) INTERMEDIAR
    B)AVALIAR
    C)ARRIAR
    D) ANUNCIAR
    E) NEGOCIAR

    A alternativa marcada como certa foi a letra A, mas o verbo negociar também pode ser conjugado de duas maneira, portanto acredito que não tenha exceção nessa questãom daria para a Sr. conferir.
    Desde já lhe agradeço
    Maribel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s