A Face da EJA – E.E.E.M.D. Pedro II – NH/RS

Criada em 10 de abril de 1917, a então Aula Pública do Rincão dos Ilhéus, ganhou como registro de nascimento a Ata nº 18, lavrada pelo então secretário da Intendência Municipal de São Leopoldo, Sr. Leopoldo Petry.

Muitas nomenclaturas e tantos outros anos após, a Escola Estadual de Ensino Médio iniciou seu trabalho com educação de jovens e adultos em 1974, no então Supletivo. Em 2014 completará 40 anos atendendo a esse segmento, agora na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, no horário noturno.

A ausência de dados específicos sobre a criação da escola encontrou eco também na EJA, a respeito da qual nunca havia sido realizada uma pesquisa que permitisse traçar um perfil dos alunos. Iniciando a formatação da ideia, numa dessas estranhas coincidências, a CRE nos enviou uma solicitação nesse sentido.

Alguns dos itens pesquisados poderiam ser comparados com aqueles dos anos anteriores, buscando no sistema, a partir da data em que foi implantado. Antes da informatização, as fichas de matrícula eram manuais e portanto, também seria possível averiguar, mas seria um trabalho gigantesco.

Seja na questão da falta de dados sobre a própria escola, sobre a qual não havia um “registro de nascimento”, ou na falta de dados sobre a EJA, a importância de ter registros é fundamental para “contar uma história”.

Após elaborados os questionários, os mesmos foram aplicados em sete (7) turmas, duas que correspondem aos quatro anos finais do Ensino Fundamental e cinco (5) do Ensino Médio.

Alguns resultados surpreenderam, outros confirmaram  o que era presumido. Os dados serão disponibilizados em diferentes postagens, iniciando com a questão de gênero.

 Gênero EF EJA                                                           Os anos finais do Ensino Fundamental apresentam Gênero EM EJAum número maior de alunos do sexo masculino e a proporção entre os sexos é praticamente a mesma nas turmas que correspondem ao primeiro e segundo anos do Ensino Médio, invertendo-se no último ano.

Os gráficos utilizam azul para o sexo feminino e vermelho para o masculino, conforme consta na legenda.

Anúncios

Uma resposta em “A Face da EJA – E.E.E.M.D. Pedro II – NH/RS

  1. Pingback: A Face da EJA | EscolaD.PedroII-EscolaRincãodosIlhéus-NH

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s