Concurso do Magistério – Provas Objetivas e Títulos

Fui procurar subsídios a partir da solicitação de um professor.  Segundo ele, a prova deveria corresponder a 80% da nota, mas não havia mais essa informação no edital.

Juro que não sei se os dados que coletei vão ajudar ou atrapalhar, mas…coloco assim mesmo e por favor, alguém me explique a temporalidade, que meu cérebro está precisando de um tempo. E não deixem de ler os comentários nos diversos textos sobre o assunto, que tem muito professor partilhando observações e dicas.

Presumo que os restantes 20% deveriam ser a nota dos títulos e sobre os mesmos, há uma retificação:

http://www.fdrh.rs.gov.br/upload/20120131165928edital_retificacao_04_30_01_2012x.pdf

http://www.fdrh.rs.gov.br/upload/20111229105335edital_nr01_2011.pdf

Leia-se:

8.5. Para aprovação no Concurso, o candidato deverá alcançar, em cada uma das disciplinas das provas objetivas, no mínimo, 60% da nota, conforme o previsto no Anexo 8 deste Edital, sendo eliminado, automaticamente, caso não alcance tal percentual.

Retificadas as alíneas E, F, G, H, I, J, da tabela do item 8.8.5, excluído o limite temporal dos títulos.

A temporalidade de refere a “anual” ou “a partir de 2005”?

Comprovante de Pós-Graduação em nível de especialização, atualização, aperfeiçoamento, extensão, ou outro curso na área da Educação, com carga horária mínima de 360 horas.

quantidade de títulos 1

Valor unitário (pontos) 8

Valor máximo (pontos) 8

Tempo de atividade anual de magistério não docente, devidamente comprovada, em instituição regular de ensino, a partir de 2005.

quantidade de títulos 4

Valor unitário (pontos) 2

Valor máximo (pontos) 8

http://www.fdrh.rs.gov.br/upload/20111229105335edital_nr01_2011.pdf

Portanto, uma Pós-Graduação ou curso na área de educação e tempo de atividade anual no magistério não docente, perdem a temporalidade e tem exatamente o mesmo valor ou pontos, mas continuei  sem entender exatamente essa temporalidade.

Copiei e colei abaixo outros dados que coletei:

 10. DA APROVAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO:

10.1 Será considerado aprovado nas provas objetivas o candidato que obtiver as pontuações mínimas exigidas, conforme os requisitos estabelecidos no Anexo 8 deste Edital.

10.2. As questões que, porventura, vierem a ser anuladas nas provas objetivas serão consideradas como respondidas corretamente por todos os candidatos.

10.3. A nota final será obtida conforme o previsto no Anexo 8 deste Edital.

In: http://www.fdrh.rs.gov.br/upload/20111229105335edital_nr01_2011.pdf

Fui então em busca do Anexo 8 – In: http://www.fdrh.rs.gov.br/upload/20120507154018anexo_8_das_provas.pdf

O anexo em questão é de uma tabela, não apresenta cabeçalho e a pontuação atinge 100 pontos, sem considerar títulos, se bem que aparece no título de uma das células  – Nº de questões Valor, Títulos.

Portanto, não encontrei a resposta para a questão.

Por outro lado, encontrei algumas informações sobre Pedido de Revisão ou Recurso, se posso usar o substitutivo, conforme segue:

9.2. O candidato poderá interpor pedido de revisão dirigido ao Secretário de Estado da

Educação em relação às inscrições não homologadas, aos gabaritos, aos resultados referente às provas objetivas e ao resultado obtido na prova de títulos, no prazo de 5 (cinco) dias ininterruptos a contar da publicação dos resultados.

9.2.1. O pedido de revisão deverá ser entregue no protocolo da FDRH, para análise e manifestação da Comissão de Concurso da FDRH, a qual, posteriormente, o encaminhará ao Secretário de Estado da Educação.

9.2.2. No caso de remessa pelo Correio, o pedido de revisão somente poderá ser encaminhado através de SEDEX, endereçado à FDRH.

As demais instruções podem ser acessadas no edital, porém fiquem atentos ao prazo de 5 (cinco) dias ininterruptos, a contar da publicação dos resultados, pois não são dias úteis, contando, no meu entender, sábados, domingos e feriados, se houver e dia 17/05 é Ascensão do Senhor – Feriado em várias cidades e pode ser transferido por lei ou decreto municipal.  Caso a publicação dos resultados ocorra na semana que inicia, é importante lembrar-se dessa questão.

Ainda sobre Recursos e Revisões:

“Em tema de Concurso Público, é vedado ao Poder Judiciário reapreciar notas de provas, atribuídas pela Banca Examinadora, limitando-se ao controle da verificação da legalidade do edital e cumprimento de suas normas, pela comissão responsável. […] Todavia, quando se verificar a existência de erro material em questão objetiva ou mesmo vício na formulação das questões, pode o Judiciário anular tais questões, pois lhe cabe o controle da legalidade e legitimidade dos atos administrativos.”  In: http://www.leandrovelloso.adv.br/exibeartigos.asp?varcodnot=38&vtotal=0 – acesso em 13/05/2012

Outros links:

http://www.concursospublicos.pro.br/duvida-do-candidato/recursos-ao-gabarito-do-concurso-publico-do-mpu-como-fazer

http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=2211

Anúncios

8 respostas em “Concurso do Magistério – Provas Objetivas e Títulos

  1. Algo que está me deixando “PREOCUPDA” primeiro: nunca vi entrar com recursos após a LISTAGEM de Classificação, segundo: Por que a Secretaria de Educação quer “ESTUDAR” a listagem de classificados, ANTES de ser publicada??? Será que tem gato por lebre nesse saco?? Qual a necesidade da Sec de Educação em analisar “OS NOMES dos POSSÍVEIS APROVADOS????? me ajudem a pensar estou ficando muito indignada!!

    • Chica, vocês, com todas essas dúvidas, já tentaram entrar em contato com os meios de comunicação? Zero Hora tem um blog do Leitor, assim como outros jornais. Perguntem, falem sobre as dúvidas… quem sabe isso ajuda. Leia também o comentário do Sidney.
      Abraço

    • Janaina, aquelas que tem mais de uma resposta possível ou que estão mal formuladas. Há muitos links com orientações de como proceder, mas cada um tem que fazer seu recurso, não há recursos prontos. Há um link de um blog no último post que pode ajudar. abraço e boa sorte

    • Lubianka, boa pergunta. O que é atividade de magistério não docente? Maternal ou creche? O ideal serias encaminhar
      essa questão a FDRH através da página do Facebook. abraço

  2. Amigos, por favor me ajudem elaborar um recurso pedindo a correcao da minha prova do comcurso de professores pois eu esqueci de marcar a cor da prva no campo obrigatorio. So tenho hoje para isso, me ajudem porfavor!

    • Reinaldo,o concurso ao qual te referes é o estadual do RS? O prazo final é hoje? Não lembro de algum comentário sobre recursos para esse caso específico.Seja como for, tens que salientar o esquecimento e a cor da prova, mas creio que há uma identificação na prova e na grade com o número correspondente. Boa sorte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s