Tacho Dum Newton? Newton Dum Tacho? Dum Tacho, Newton? Charges sobre educação.

Três chargistas, um gaúcho, um mineiro e um cearense, aos quais agradeço a contribuição. Todos concederam permissão para o uso das suas geniais charges que retratam a situação da educação no Brasil.

Podem ser utilizadas em sala de aula, em diferentes disciplinas. São visualmente atrativas, engraçadas e, sobretudo,  críticas. Combinam elementos textuais, formais e coloquiais e por vezes, utilizam a velha matemática, para satirizar determinada informação.

Retratam a intertextualidade presente no cotidiano, pois representam pautas jornalísticas veiculadas em uma ou mais regiões do país ou do mundo. Podem, assim, ser utilizadas como ponto de partida para pesquisar o contexto que deu origem à sua criação.

Elas são como o Bombril, tem mil e uma utilidades em sala de aula e apresentam a grande vantagem de conectar os alunos ao conteúdo que se pretende desenvolver.

2007

Nesse blog é possível encontrar vários textos que utilizam intertextualidade.

Nos sites abaixo também há material sobre charges:

http://chargesemsaladeaula.blogspot.com.br

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23720

PS: Para receber um aviso quando for inserido um novo texto no blog, clique no título do mesmo – se estiver na página principal – ou role a barra até o final e marque a opção para receber um comunicado por e-mail.

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