Satélite Rosat: qual a possibilidade de ser atingido? 1 em 14 trilhões? Ou 1 em 2 mil?

Vasculho diariamente vários sites de notícias em busca de material para planejar minhas aulas e descobri que está na hora de me aposentar. Até compreendo que minha graduação em Ciências Sociais não contempla as ciências exatas, mas acho que meus processos mentais estão entrando em colapso ou, tomara que seja esse o caso, que sou uma completa ignorante em questões de matemática e física. Li, reli e não consegui entender a diferença. Se alguém mais inteligente pudesse me explicar, eu ficaria eternamente grata.

Li a notícia em sites de jornais on-line brasileiros. O enfoque dado por cada um é interessante. Em um deles – é não ter o que fazer numa sexta-feira a tarde – o satélite Rosat é apresentado como sendo  de pequena dimensão — tem o tamanho de uma minivan—dizia uma reportagem e lá fui eu procurar o peso aproximado do utilitário e descobri que é em torno de duas toneladas. Sua velocidade de reentrada é de 28 mil quilômetros por hora.  Dizia ainda que as chances de um estilhaço acertar uma pessoa na Terra são pequenas. Pelo cálculo da agência alemã, apenas 1 em 14 trilhões de terráqueos teria essa infelicidade.

Em outra notícia, sobre o mesmo assunto, a abordagem inicia com as previsões sobre data e local do impacto – entre 21 e 25 de outubro – latitude 53º N e 53º S. Até aí nada fora do normal, mas segue dizendo que a possibilidade de algum dos destroços atingir uma pessoa é de uma em 2 mil” e que “ até 30 pedaços com uma massa total de 1,7 toneladas – principalmente restos do espelho do telescópio, muito resistente ao calor – poderiam chegar até a superfície terrestre. O maior fragmento poderia pesar até 1,6 toneladas”.

Fonte:

http://www.jornalnh.com.br/Ciencia/350122/Satelite-alemao-de-2,5-toneladas-caira-na-Terra-neste-final-de-semana.htm

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/993205-satelite-alemao-vai-cair-na-terra-neste-fim-de-semana.shtml

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/10/21/satelite-alemao-rosat-deve-cair-na-terra-entre-sabado-domingo-925628436.asp

Deixe um comentário

