Como é o bom professor?

Pensando em levar alguns subsídios para uma das tantas reuniões pedagógicas ou dias de formação a que, nós professores, temos o compromisso de participar, pesquisei na Internet vários assuntos relacionados à educação.  Não há um único dia em que não apareça na mídia alguma notícia relevante, sendo a maioria relacionada à violência ou má qualidade.

As mídias apontam problemas, muitas vezes sem levar em consideração as variáveis que perpassam a comunidade escolar. Não analisam adequadamente a realidade social na qual a escola está inserida, número de alunos atendidos, turnos, quadro de funcionários e professores, formação dos últimos, distorção série/idade, atendimento (ou ausência de) psicopedagógico, repasse de verbas, gestão administrativa, etc. e em geral não apresentam sugestões, muito menos alguma solução, mesmo que para  um pequeno problema.

O tema “educação” é amplo e para não perder o foco  e escorregar pela vala comum de falar sobre muitos problemas, apontar as causas, mas sem apresentar ou propor uma única medida que solucione, mesmo que parcialmente, ao menos uma das questões que angustiam os professores, resolvi criar uma apresentação sobre o que se poderia considerar um bom professor.

Na busca de definições sobre o tema, encontrei material elaborado pelo  Dr. Wilson Correia, a quem solicitei permissão para fazer essa citação e por uma referência do mesmo, ao livro Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’ de autoria da Dra. Mary Rangel, ambos professores universitários. Esse material serviu para nortear minhas reflexões.

Criei uma apresentação, com direito a figurinhas cômicas e coloridas, porém ainda não consegui cobaias suficientes para averiguar se ela é interessante e atinge sua finalidade, que é provocar a reflexão dos colegas, demonstrando que há inúmeras alternativas para ser um bom professor, pois descobri que:

“O bom professor é aquele que não dá aula.” Ele?

Fica a provocação!

O que define um bom professor?
O que define um bom aluno?

O que o professor espera dos alunos?

O que os alunos esperam do professor?

O bom professor faz o que gosta ou  gosta do que faz?

O professor é respeitado?

O que deve mudar?

Como?

Sua opinião é muito importante!

Afinal, se você tiver lido até aqui, tenho certeza que é um bom professor e vai contribuir para sanar minhas dúvidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s