Aluno refém!?

*Angela I. Maieski

Interessante enfoque sobre questões relacionadas à educação no artigo “O PROFE$$OR DE A a B” assinado por LUCAS MENDES, colunista da BBC BRASIL  que pode ser lido na integra nos endereços: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110317_lucasmendes_ra.shtmlhttp://www1.folha.uol.com.br/bbc/889954-o-profeor-de-a-a-b.shtml.

Ele traz algumas questões que são semelhantes as que ocorrem no Brasil. Nos Estados Unidos, como aqui, a necessidade de cortar ou não aumentar despesas, acaba refletindo no salário dos professores.

Lá, em função dos cortes, podem reduzir o número de professores e os últimos contratados serão os primeiros demitidos, independente da qualidade do trabalho desenvolvido pelo educador. Aqui, os contratados “emergenciais”, alguns há mais de uma década nessa modalidade de contrato, são os únicos a perder o emprego, pois os nomeados gozam de estabilidade após o período de estágio probatório se bem que eventualmente algum professor concursado é demitido nesse período  e até seria interessante averiguar se há estatísticas relacionadas a esse fato.

Para a nossa “estabilidade”, eles têm como correlato a “tenure”, espécie de cátedra, que depois de três anos protege os professores públicos, impossibilitando sua demissão, não importando o nível de incompetência ou faltas. Assim, falar de inteligência emocional, capacidade de motivação e relações humanas parece até uma utopia, pois são itens que não são mensuráveis numa simples prova de conhecimentos, mas estão relacionadas diretamente a competência do professor. Assim como um alto salário também não vai tornar ninguém competente. Dominar conteúdos não representa necessariamente dominar  alunos. Eles precisam ser cativados e então se tornarão reféns do conhecimento.

Hoje, precisamos encontrar novas formas de ensinar, mas também precisamos novas formas de selecionar. Precisamos tornar nossos alunos cativos do conhecimento.

*Graduada em Ciências Sociais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s