“Alunos e professores tem, faltam atrativos”

A manchete  “Produção e comprador tem, faltam os navios” estampada na capa do Jornal NH chama a atenção para o caos portuário que onera exportadores e define bem os problemas enfrentados no Brasil.

Usando a idéia, poderíamos criar outra manchete: “Alunos e professores tem, faltam atrativos”. Essa é a realidade do Brasil, a falha nos investimentos, na logística e na infra-estrutura não afeta somente a rede de carga, mas praticamente todos os setores públicos. Educação, saúde, saneamento… vivem na carestia  e tanto faz a definição, seja do italiano carestia (grande escassez de coisas necessárias à vida), ou de um latim medieval caristia (de forma duvidosa), haja visto a significativa insuficiência de recursos e a sempre presente demanda não atendida.

Escolas equipadas com “tecnologia de ponta”, o “inaponsentável” quadro-negro e giz, professores mal remunerados, prédios sem nenhum conforto, salas de informática inexistentes, bibliotecas fechadas…

A escola conta com profissionais confiáveis – 3º lugar, no Brasil  e segundo no ranking internacional numa lista de 18 profissões, de acordo com estudo de uma empresa alemã, no qual o último lugar foi ocupado pelos políticos.

Se lhe sobra confiabilidade, lhe falta atratividade e aplicabilidade. Os alunos querem entender a aplicabilidade dos conteúdos e sua apresentação deve ser atrativa para despertar interesse. Os professores, cuja carreira há muito deixou de ser atrativa, já não sabem como aplicar seus conhecimentos de forma a que os alunos se sintam atraídos. Investimentos em modernização nem nos portos, nem nas escolas.

Imposto elevado a enésima potência, parcos investimentos em educação. Só pode faltar navio e timoneiro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s