Violência derrota educação

Estava eu utilizando meus neurônios para compor um texto sobre contos de fadas quando li a noticia da morte de uma colega de profissão, em decorrência de um disparo que a atingiu no momento em que sai do portão da escola na qual lecionava. Marília se foi, não se despediu da escola ou dos alunos, não deu um último abraço na família ou nos amigos. Partiu sem tempo para desfrutar a aposentadoria que se aproximava. Saiu de cena pelas mãos da violência.

O texto sobre contos de fada deveria ser uma análise sobre a indisciplina e seus múltiplos desdobramentos. Afinal, a violência inicia, em geral, na falta de limites e valores. Os contos de fada serviriam de ponto de partida para uma análise sobre a possibilidade de contribuírem na introjeção de mecanismos que fortaleceriam o super-ego. A sociedade contemporânea ganhou novos contornos, as famílias se recriaram e agora são compostas de pai, mãe, madrasta, padrasto, irmão e meio-irmão. Também os contos de fadas passaram a ser regidos por novas regras politicamente corretas e essas mudanças costuradas entre si, criam novas formas de introjetar padrões de comportamento.

Marília foi mais uma vítima, uma entre tantas, de comportamentos desregrados, mas ela era única e insubstituível para aqueles que a amavam. Ela era uma educadora e como tal, devia acreditar na importância da educação para a construção de valores. Valores esse que se encontram desvanecidos. Cobrados pela deficiência na qualidade que perpassa a educação. Acossados pela violência crescente, dentro e fora das escolas, os professores estão perdendo a batalha mais importante: o direito de educar.

Marília partiu, talvez porque os anjos precisassem de mais um para auxiliar na tarefa de proteger aqueles que ainda acreditam na tarefa de educar.

Anúncios

2 respostas em “Violência derrota educação

    • Doriam, vou ler com certeza. Obrigada pela dica.
      Observação: Tentei acessar, mas a página está muito pesada e trancou o software de acesso a internet. Não há só o texto sobre o assunto em algum outro local ou endereço da internet?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s