Por que aprender, se nunca vou usar?

Algum professor, no seu tempo de estudante já pensou ou externou essa frase? E os alunos atuais, se questionados sobre ela, o que responderiam?

Para tornar mais real o que ensino, que na verdade não é sociologia, tampouco história, muito menos geografia, mas simplesmente “pensar”, tento encontrar formas de mostrar aos alunos que tudo é importante e faz parte de um conjunto de ações que alimentam os neurônios, criando um maior número de sinapses e “voilá”, organizando o “pensar”.

Entrar na sala de aula e dizer que na aula de história será feito um checklist de determinado conteúdo usando uma ferramenta que pode ser utilizada na administração, logística, qualidade, etc. já funciona como catalisador de atenção.

Resmungos sempre surgem quando números e letras se transformam em “question words” ou pronomes interrogativos. A ferramenta 5W 2H (What -Why -Where – When -Who – How – How much) é extremamente útil para as empresas e não menos para os alunos organizarem alguns conteúdos e pela minha experiência, exige uma leitura atenta mesmo se for utilizado o  Ctrl C e Ctrl V.

O ambiente escolar difere do corporativo, mas sem uma base sólida, a transição de um para o outro pode ser extremamente difícil. As empresas esperam que seus colaboradores tenham a capacidade de discernimento já que até um erro na transmissão ou compreensão de informações pode acarretar diversos prejuízos.

Quem disse que em sociologia não se aprende inglês? Ou em história não se aprende sobre administração? Ou em geografia, matemática? Tudopode ser interessante,  desde charges até ferramentas de qualidade. Tudo é possível, basta criatividade e imaginação.

Fonte da imagem: http://empe.fe.up.pt/multimedia/brain_gd.jpg
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s