51 mortos em 3 dias! Que no feriadão do Ano Novo reine a PAZ!

A Guerra do Iraque matou 40.000 pessoas em 3 anos. Uma média de 36 pessoas por dia. No feriadão de Natal (23 a 26/12) no Rio Grande do Sul, morreram 51 pessoas vítimas da violência. 20 delas em acidentes de trânsito e 31  assassinadas, sendo que 23 dessas foram mortas por armas de fogo.

Dirigir sem habilitação, alcoolizado, sem respeitar os limites de velocidade, fazer ultrapassagem proibida, etc. são previstos na legislação e podem ser considerados crimes de trânsito. A maioria dos acidentes acontece por um ou mais desses fatores. Poucos são os que acorrem por falha mecânica.

Portar arma sem o devido registro e porte, também é crime. Presume-se então, que todos os cidadãos que delas se utilizaram, ou as portavam legalmente ou estavam infringindo a lei. Lei essa que existe, mas que não é respeitada.

A violência ceifou  51 vidas em 3 dias, número que pode aumentar se pessoas que sofreram ferimentos nessas ou em outras ocorrências vierem a óbito.

Falta de consciência? Impunidade? Falta de fiscalização? Também aí são vários fatores que contribuem para aumentar a mortandade. Mais um feriadão se aproxima, e isso significa mais festas, mais bebida, mais mortes.

Quantas famílias terão que enterrar seus filhos e netos? Quantas crianças se tornarão órfãs da violência? Quantos terão que chorar diante da lápide fria? Quantas verterão tantas lágrimas quanto serão os grãos de terra que cobrirão o caixão?

Cada gota de sangue derramado gerará milhares de lágrimas, que não conseguirão restituir a vida, nem diluir a dor da perda. Que a PAZ se faça presente neste final de ano, para que nenhuma família passe pela dor imensurável…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s