A Sala de aula, o quadro negro e a charge.

O velho quadro-negro, que hoje é verde, o giz que continua soltando partículas que ressecam a pele da mão, afeta o sistema respiratório e deixa suas marcas nas roupas escuras continua sendo utilizado na maioria das salas de aula. Uso essa tecnologia antiga com a mesma desenvoltura que utilizo os vídeos, as músicas, os gibis, a Internet…  mas, não tenho aptidão para  usar o mimeógrafo, por não conseguir desvendar seu segredo e fazer um material de qualidade, pois o texto sempre sai borrado ou apagado.

Tenho muita sorte, porque quando me falta tempo,  sempre há algum aluno disposto a auxiliar, procurando vídeos, gibis antigos ou nem tanto, músicas, ou seja lá o que for, que vá ajudar a entender um conteúdo, uma época, um fenômeno social, econômico ou político.

Sou eclética com a escolha do material porque acredito que os alunos precisam relacionar e compreender para aprender já que as pessoas são heterogêneas e, portanto, necessitam de diferentes maneiras de se apropriar do conhecimento.

Existem inesgotáveis fontes de inspiração, como os encartes publicitários, que já serviram para trabalhar as questões da formação étnica da população brasileira ou de base para o cálculo de juros na montagem de escritórios de empresas exportadoras, que tinham como objetivo a venda de produtos brasileiros para o mercado asiático.

Algumas dessas fontes são as tirinhas e as charges, que dariam uma excelente tese de mestrado e, a análise desse material, uma diversão garantida. O genial chargista Sinovaldo, do Grupo Editorial Sinos, é uma dessas pessoas especiais, que consegue transmitir idéias com crítica e o bom humor. A charge publicada em 05/08, no Jornal NH,  intitulada “Lixo volta para a Grã-Bretanha” já está na pauta das aulas de Sociologia. Obrigada, Sinovaldo! Material de qualidade que vai servir como uma luva.

O endereço para chegar a charge é:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s